A companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora – Rio de Janeiro (Concer) foi constituída em outubro de 1995, com o objetivo de explorar e administrar, um trecho da 180 quilômetros da rodovia Washington Luís (BR-040) entre Juiz de Fora (MG) e Rio de Janeiro (RJ), outorgado pelo Programa Federal de Concessões Rodoviárias em março de 1996 com período de concessão de 25 anos, tendo início em 1996 e término em 2021.

A CMSA Participações detêm 10,5% da Concer. Os demais acionistas são a Triunfo Participações e Investimentos S.A., a Construcap CCPS Engenharia e Comércio S.A. e a C.C.I. Concessões e Construções de Infra-Estrutura S.A.

A área de atuação da empresa inclui os municípios mineiros de Juiz de Fora, Matias Barbosa e Simão Pereira, bem como Comendador Levy Gasparian, Três Rios, Areal, Petrópolis, Duque de Caxias e Rio de Janeiro no Estado fluminense. As três praças de pedágio da Concer estão localizadas nos quilômetros 45, 102 e 816 da BR-040.

Trata-se do principal corredor rodoviário entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, que respondem pelo segundo e terceiro maiores PIBs do país, respectivamente, e um dos eixos de integração mais importantes do Sudeste brasileiro.

É pela BR-040 – e, especialmente, no trecho administrado pela empresa – que circula um considerável volume de mercadorias, fator que contribui de forma decisiva para a geração de riquezas nacionais. Segundo a pesquisa da Confederação Nacional de Transporte (CNT), a produção no Estado do Rio de Janeiro encontra na rodovia administrada pela Concer uma de suas principais vias de escoamento.

Em contrapartida à tamanha importância para economia, a rodovia já recebeu R$ 932 milhões em investimentos da Concer desde 1996, quando a companhia iniciou efetivamente a operação do trecho.

A BR-040 ganhou maior capacidade de absorver a crescente demanda do setor logístico e de transportes, com ampliação das pistas na Baixada Fluminense e a duplicação do trecho entre Matias Barbosa e Juiz de Fora. E agora prepara-se para outro desafio: a Nova Subida da Serra de Petrópolis, empreendimento que será executado entre 2013 e 2016.

A NOVA SUBIDA DA SERRA

A Nova Subida da Serra é um importante investimento da Concer para a infraestrutura viária do Brasil. O projeto prevê a construção de uma pista com aproximadamente 20 quilômetros de extensão que substituirá a atual Rio-Petrópolis, trecho da BR-040 em operação desde 1928 que apresenta um traçado sinuoso, sem acostamento e que não mais comporta o crescente volume de tráfego.

Uma vez em operação, a nova pista trará uma série de benefícios sociais, econômicos e ambientais, reduzindo o tempo de viagem e ampliando a segurança viária para milhares de pessoas que dependem da BR-040 no dia a dia de suas atividades.

A Nova Subida da Serra acompanhará, em parte, o traçado da atual pista de descida da serra, tendo início a partir do km 102, no distrito de Xerém, em Duque de Caxias. O projeto de construção agrega um conjunto de programas e ações para reduzir e compensar o impacto ambiental da obra.

Com a Nova Subida da Serra, a Concer dá sequência às obras de modernização da BR-040, que já ampliaram toda a extensão da Baixada Fluminense e duplicaram o trecho da rodovia entre Juiz de Fora e Matias Barbosa, em Minas Gerais.

Uma média de 65 mil veículos trafega diariamente pela rodovia. Dotá-la de condições ainda mais seguras tem sido uma meta constante da Concer. Desde o início da concessão, o número de vítimas fatais em acidentes no trecho administrado pela companhia caiu mais de 50%.

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